Páginas

A expansão do Renascimento

Vejamos alguns artistas e intelectuais que ilustram a expansão do movimento renascentista por vários países da Europa.

França

Ø     François Rabelais (1494-1553) – Em suas obras Gargântua e Pantagruel, criticou de forma satírica a excessiva religiosidade medieval e manifestou uma concepção naturalista da vida.
Ø     Michel de Montaigne (1533-1592) – Publicou os Ensaios, obras filosófica em que defendeu padrões morais mais abertos a dinâmica do mundo, incluindo, por exemplo, uma maior tolerância religiosa.

Inglaterra

Ø     Thomas Morus (1478-1535) – Tornou-se famoso com sua obra Utopia (que em grego significa lugar que não  existe ) , na qual projetou a existência de um Estado ideal, organizado de forma comunitária. Nesse Estado, imaginou uma sociedade vivendo em harmonia, livre dos males da guerra e da intolerância religiosa.
Ø     William Shakespeare (1564-1616) – Brilhante dramaturgo inglês que produziu verdadeiras obras- primas teatrais.

             Alemanha
Ø     Albrecht Durer (1471-1528)  - Pintor que soube harmonizar, em seus quadros, o espírito renascentista com elementos da arte gótica.
Ø     Hans Holbein, o Moço (1497- 1553) – Pintor que se tornou verdadeiro mestre na arte dos retratos. Entre seus retratos, destacam-se: Henrique VIII e Erasmo de Rotterdam.

        Portugal

Ø   Luís Vaz de Camões (1524-1580) – Genial poeta português que em sua célebre obra Os lusíadas narrou a história de Portugal desde suas origens e a epopéia dos descobrimentos marítimos, a partir da viagem de Vasco da gama.

      Países Baixos
     
Ø   Desidério Erasmo (1466-1536) – Famoso humanista holandês, nasceu na cidade de Rotterdam, sendo, por isso, conhecido como Erasmo de Rotterdam.
Ø   Van Eyck - Os irmãos Houbert e Jan Van Eyck destacaram-se pela invenção da técnica da pintura a óleo. Foram grandes retratistas da classe burguesa.
     Espanha
Ø   Miguel de Cervantes (1547-1616) – Escritor espanhol, que em sua famosa obra Dom Quixote criou uma vibrante Sátira aos ideais da cavalaria medieval.

                 Renascimento científico
 No setor cientifico, o Renascimento foi marcado pelo desenvolvimento do espírito crítico, racionalista, disposto a experimentar hipóteses e examinar livremente os problemas.

Os Principais cientistas do Renascimento

Ø   Leonardo da Vinci (1452-1519) – O general Leonardo empreendeu diversas realizações cientificas.
Ø   Nicolau Copérnico (1473-1543) - Em sua obra Da revolução das esferas celestes, combateu a teoria geocêntrica.
Ø   Giordano Bruno (1548-1600) - Defendia que o universo era um todo infinito, cujo centro não estava em parte alguma.
Ø   Paracelso (1493-1541) – Realizou significativos estudos no campo da medicina farmacêutica e revelou os fundamentos físico-químicos dos processos vitais.
Ø   Miguel Servet (1511-1553) – Desobedecendo a proibição medieval do dessecamento de cadáveres.
Ø   Galileu Galilei (1564-1662) – Desenvolveu o telescópio e, através de suas observações astronômicas, confirmou a validade da teoria de Copérnico.

Pintura

“A Alegoria da Primavera” de Botticelli, uma das obras mais importantes do Renascimento.  
wwww.google.com.br/imagens

      
A pintura renascentista foi uma inovação, trazendo a integração do natural, humano e o espaço tridimensional, proporcionando uma sensação de profundidade, deixando a pintura mais próxima da realidade. A beleza física do ser humano era destacada nas obras deste período, os desenhos eram nítidos e muitas vezes o artista expressava as idéias na obra.

Esses artistas eram beneficiados pelos mecenas, que patrocinavam seus trabalhos como forma de expor o seu poder. 


Arquitetura 

Bramante, Vignole e Palladio foram os arquitetos renascentistas mais influentes. A arquitetura renascentista foi marcada por grandes construções de palácios, igrejas e monumentos que eram inspiradas na Antiguidade, sendo de responsabilidade dos arquitetos citados acima a adaptação do estilo clássico conforme as necessidades do período.

A Basílica de São Pedro, projetada por Bramante, e as cúpulas produzidas por Miguel Ângelo, foi a construção mais sublime do período.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "A expansão do Renascimento"

Postar um comentário